Tudo o que você precisa saber sobre o bairro do Catete no Rio 

06/03/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre inúmeros bairros de todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro, agora chegou a hora de falar sobre o Catete. Conhecida como uma das regiões mais tradicionais da Cidade Maravilhosa, o Catete fica localizado na Zona Sul, ao lado do Aterro do Flamengo, entre Laranjeiras, Botafogo e Glória. Suas ruas são cercadas por uma mistura de prédios e casarões históricos, com fartas opções de comércio, lazer e transporte.


Batizado com nome de origem indígena devido a sua geografia de mata fechada, o Catete se destaca pela sua localização estratégica, além das boas alternativas de mobilidade e fartura de comércio e lazer. A região ainda é bastante arborizada, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores, e uma arquitetura diferenciada para quem circula pela região. Os moradores do bairro afirmam que é a melhor região para se viver no Rio.


A mistura de agitação e calmaria é uma das principais características do Catete. Quer saber mais sobre a região e o que ela oferece de vantajoso para quem escolhe viver nela? Chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis veio falar um pouco mais sobre esse bairro cheio de história e tradição da Zona Sul do Rio, apontando os benefícios de morar nele. Está procurando um imóvel e ficou interessado nessa região? Fale com um dos nossos corretores, oferecemos mais de 17 mil opções de imóveis em todas as zonas do Rio!


História do bairro do Catete


Antes de mais nada, vamos conhecer a história dessa região. Sendo um dos mais antigos bairros da cidade do Rio de Janeiro, originalmente a região era habitada por Tamoios, um tradicional povo da nação Tupi. Sua ocupação foi influenciada pela chegada da Família Imperial ao Brasil em 1808. Com isso, a área foi ocupada por chácaras e casarões de membros da aristocracia. 


Catete era o nome do pequeno rio, ligado ao Rio Carioca, que passava por onde atualmente é a Rua do Catete. Essa passagem era chamada de Caminho do Catete, sendo o significado de Catete “folha grande ou mato grosso”. Foi nesse bairro que os grandes barões do café estabeleceram suas mansões na virada do século 19 para o 20. 


Uma das principais realizações da época foi a construção o Palácio do Catete, antes conhecido como Palácio Nova Friburgo. A edificação foi construída entre 1858 e 1867. Com a proclamação da República em 1889, o Palácio foi comprado pelo Governo Federal e passou a ser sede da Presidência da República em 1897. 


Apesar da sua importância histórica, o Catete só foi reconhecido como bairro em 1981, tendo sua denominação, delimitação e codificação estabelecidas em Julho de 1981. Desde 1990 o bairro passa por um processo de valorização imobiliária que atraiu investimentos e empreendimentos mais modernos para a região. 


Vantagens de viver no bairro do Catete


Boa infraestrutura


Como dissemos no começo desse post, o bairro do Catete conta com uma grande quantidade de árvores, o que permite uma melhor qualidade de vida para seus moradores. Além disso, oferece uma variedade incrível de comércio, por conta da sua forte tradição comercial. Você encontra facilmente na região galerias, supermercados, hospitais, agências bancárias, farmácias e lojas, assim, o morador do bairro não precisa encarar o trânsito carioca para resolver assuntos do dia a dia.


O bairro também é recheado de excelentes opções de instituições de ensino públicas e privadas. Entre escolas de educação básica, podemos destacar o Colégio Zaccaria, uma instituição tradicional do Rio com mais de um século de funcionamento. 


Vida cultural ativa


Por ser uma região localizada na sede do poder durante grande parte da sua história, o Catete, junto com os bairros da Glória e de Santa Teresa, foi um dos mais valorizados da cidade do Rio, Até hoje a paisagem do bairro é marcada pela presença de lindos palacetes e sobrados de estilo neoclássico e Art Noveau, construídos pela elite da época. 


Além da sua beleza arquitetônica, a região fica próxima de vários museus, prédios públicos e teatros, garantindo aos seus moradores a possibilidade de participar ativamente da vida cultural carioca. 


Segurança em dia 


Nos últimos anos, por diversos motivos, a segurança vem preocupando os moradores do Rio de Janeiro cada vez mais. Embora seja uma região bem comercial, o bairro do Catete tem apresentado índices mais baixos de violência do que outros bairros da região, como Centro, Copacabana, Santa Teresa, entre outros. 


Rede de transportes eficiente


Outra grande vantagem de escolher viver no Catete é o fácil acesso ao transporte público que a região oferece. No Catete ficam duas estações de metrô: Largo do Machado e Catete. Além disso, o morador pode contar, ainda, com inúmeras linhas de ônibus que levam para todos os cantos da cidade.


Para quem costuma viajar com frequência, optar por morar em um bairro como o Catete pode ser uma ao ideia, já que a região fica a apenas dez minutos de carro do Aeroporto Santos Dumont. 


Variedade de opções de lazer


Como já falado mais acima, o Catete se trata de um bairro histórico e, por isso, conta com atrações culturais, teatros e museus. Além disso, a região tem fácil acesso à praia e também é lar do Aterro do Flamengo, que oferece uma ampla infraestrutura para a prática de esportes e diversos pontos de áreas verdes. 


O bairro do Catete também oferece diversas opções de restaurantes e bares, com música ao vivo e shows dos mais variados estilos musicais, para um variado público de todas as idades.


Boa vizinhança


Apesar do Catete ser um bairro com grande vocação comercial, a região conta com muitos prédios residenciais. Neles é possível encontrar uma diversidade de pessoas, desde estrangeiros até jovens famílias e moradores mais antigos, que não abrem mão de viver na região. 


Gostou do nosso post? Está procurando por imóvel e se interessou pelo Catete? Não deixe de conferir nossas opções no bairro e em outras regiões do Rio! Fale com um dos nossos corretores e vamos realizar esse sonho juntos! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":